História do Basquetebol em Quarteira
Nada consta no historial desportivo desta localidade, não há conhecimento que antes de 1993 tivesse havido algum jogo ou fosse praticado Basquetebol federado em Quarteira, somente era praticado nas escolas.
1991
Pensa-se que por influência dos jogos da NBA, transmitidos neste ano no canal RTP 2, levou e motivou muitos jovens a gostar da modalidade, começaram assim a surgir muitos praticantes de várias idades a jogar nos locais onde existiam tabelas, no polidesportivo da CHECUL e nos espaços das escolas.
Paulo Batista Horta o principal elemento, que em conjunto com alguns ex-praticantes, acompanhava, motivava e formava equipas com os jovens, e assim foram dados os primeiros passos no basquetebol.
1992
Artur José Figueiras Rombinha junta-se a Paulo Horta, os dois em conjunto orientam e treinam os jovens, que já passavam de uma centena.
1993
Em cada dia que passava, sentia-se que os jovens estavam desejosos e pretendiam entrar em competições. Chegou-se assim à conclusão que era urgente participarem em provas federadas. Foi solicitado apoio à Direção do Quarteira Sport Clube e, pela primeira vez participaram nos campeonatos regionais organizados pela Associação de Basquetebol do Algarve, decorria a época 1993-1994, no primeiro ano foram inscritos 156 atletas, na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Foram convidados vários elementos como treinadores e dirigentes para colaborarem na formação e constituição de equipas, os que mais contribuíram foram:
- Artur José Figueiras
- Paulo Batista Horta
- Ruy George Jacinto
- Catarina Maria dos Santos
- Carlos Manuel Guerreiro da Piedade
- João Francisco Felizardo Viegas
- Paulo Augusto Tavares Milhinhos
- Sérgio Hermenegildo Barroso Pessanha “Serginho”
Devido às dificuldades financeiras na altura, a Direção do Quarteira Sport Clube, não conseguia dar apoio às equipas existentes e às responsabilidades que as competições exigiam, começou-se a sentir que a solução era constituir um novo clube.
CONSTITUIÇÃO DO CLUBE BASKET DE QUARTEIRA
1994
Artur Figueiras não acreditando que a solução para a modalidade fosse num clube eclético, onde existiam alguns hábitos e mentalidades que pouco serviam o basquetebol, contra a maioria dos colaboradores, tomou a liberdade e a iniciativa de constituir um clube, que fosse a imagem do Basquetebol, e respondesse às necessidades das competições e dos jovens.
A 15 de Fevereiro 1994 Artur Figueiras pede no Registo Nacional de Pessoas Coletivas o certificado de admissibilidade do Clube.
A 1 de Março 1994 foi autorizado o certificado sob a denominação de: CLUBE BASKET DE QUARTEIRA.
CERTIFICADO
A 23 de Março de 1994 – Data da Fundação realizou-se a escritura no 1º Cartório Notarial de Loulé e dá-se início a um processo de reconhecimento do Clube para: Governo Civil de Faro; Instituto Nacional do Desporto; Associação de Basquetebol do Algarve; Federação Portuguesa de Basquetebol. Ficando com o registo com Nº 118 de 21 de Maio de 1994, Diário da República III série.
Sócios Fundadores
Artur José Figueiras Rombinha
Catarina Maria dos Santos
Ruy George Jacinto
João Francisco Felizardo Viegas
Carlos Manuel Guerreiro da Piedade
Paulo Augusto Tavares Milhinhos
Sérgio Hermenegildo Barroso Pessanha “Serginho”
Paulo Eduardo Meco Teixeira da Silva
Sérgio José Gonçalves Martins
José Manuel da Silva Brás
Francisco José de Sousa Leote “Chico”
A 13 de Maio de 1994 foi realizada a 1ª Assembleia Geral do Clube, para eleger os primeiros Corpos Sociais, por um período de 2 anos.
O clube desenvolveu-se por “carolice” de alguns fundadores e, por dificuldades de instalações e económicas o funcionamento administrativo e logístico do Clube estabeleceu-se inicialmente em casa de alguns dirigentes, sendo a prática da modalidade iniciada no pavilhão da escola D. Dinis em Quarteira.
O Clube foi constituído com os seguintes objetivos:
- Ocupação dos tempos livres dos jovens da Freguesia de Quarteira e do Concelho de Loulé;
- Formação como jogadores de Basquetebol;
- Implementação de hábitos de prática desportiva regular e espírito desportivo;
- Dotar os jovens de valores desde disciplina, respeito, autocontrole, levando-os a desviarem-se das tentações mais perigosas;
- Contribuição para que venham a ser bons e conscientes cidadãos.
DATAS E ACONTECIMENTOS MAIS MARCANTES
1996
Em Agosto, foi alugada uma instalação no sentido de dar resposta a toda a parte administrativa e burocrática, passando a ser a Sede oficial do Clube, a funcionar no Centro Comercial Miravila, Loja 6 – 1º andar, em Quarteira.
1997
O Símbolo
Desde o início pretendia-se adicionar a imagem de um animal marinho ao clube, apesar de o símbolo de Quarteira ser um Golfinho, desejava-se algo que fosse mais aguerrido, surgiu a ideia do tubarão e começou-se a fomentar essa imagem. Neste ano um grupo de pescadores de Quarteira, capturaram um Tubarão com 5 metros e cerca 1 tonelada, imediatamente a ideia concretizou-se e consolidou-se.
Jornal Correio da Manhã
Foi criado o primeiro logótipo.
Foram feitas alterações nos Estatutos com a finalidade de adicionar o nome Tubarões ao Clube, passando este a ser denominado por CLUBE BASKET DE QUARTEIRA “TUBARÕES”
Foi criado e concretizado o projeto Basquetebol 3x3 de Rua (férias de verão), funcionando no calçadão da avenida Vasco da Gama (marginal), junto ao largo das Palmeiras em Quarteira.
Em Outubro foi feita nas Finanças a Declaração de início da atividade do Clube.
Na Época Desportiva 1997/1998pela primeira vez foi inscrita a equipa de Seniores masculinos, e participa no Campeonato Nacional de Basquetebol da 2ª Divisão Nacional-sul.
1998
Com eleições dos novos Corpos Sociais foi alterado o Órgão da Direção de cinco para três elementos, foi criado o Regulamento Geral Interno.
Foi alterado o logótipo.
É adquirida uma viatura usada de 9 lugares
2000
Após a inauguração do Pavilhão desportivo da escola Dra. Laura Ayres em Quarteira, toda atividade dos treinos e jogos passa a ser desenvolvida neste pavilhão, e no da escola S. Pedro do Mar.
Foi criado o equipamento oficial do Clube, camisola e calções com a predominância da cor laranja vivo (representando o sol e a laranja Algarvia), e como alternativo a cor azul (representando o mar).
Foi adquirido um autocarro de 28 lugares.
Recebemos um diploma assinado pelo Sr. Ministro da Juventude e Desporto “Reconhecer o Mérito” reconhecendo o trabalho desenvolvido junto dos jovens pelo nosso clube.
Na Época Desportiva 2003/2004 pela primeira vez foi inscrita a equipa de Seniores Femininos, e participa no Campeonato Nacional da 2ª Divisão-sul.
2004
Foi criado e desenvolvido o projeto Campo Férias Desportivas, tendo como objetivo principal a atividade física e ao mesmo tempo a ocupação dos tempos livres nas férias de verão.
Foi adquirido um trampolim, um equipamentode diversão, que veio a tornar-se uma significativa fonte de receita para o clube.
2005
Foi criada uma equipa de Basquetebol em Cadeiras de Rodas, sendo o clube pioneiro no Algarve. Na Época Desportiva 2005/2006 pela primeira vez esta equipa é inscrita e participa no Campeonato Nacional da 2ª Divisão.
2006
Foram adquiridas de 2 carrinhas usadas de 9 lugares
2008
Adquirida uma carrinha adaptada com apoio do IDP, CML e Fundação Jack Petchey
2009
Foi criado e desenvolvido o projeto ALL STAR, tendo como objetivo principal as celebrações do aniversário do clube.
2011
Por falta de apoios das várias autarquias de onde eram originários os atletas da equipa de Cadeiras de Rodas, o Clube decidiu encerrar a atividade.
Devido a algumas exigências da Capitania de Faro, difíceis de concretizar, termina assim o projeto Basquetebol 3x3 de rua no calçadão.
2012
Foi criado e desenvolvido a Revista anual relativamente à época 2011-2012.
Foi alterado o logótipo.
2013
Foi adquirido mais um equipamento de diversão, trampolim com 4 camas.
De forma a prolongar as atividades dos jovens foram criadas competições internas, Liga Encerramento Época e Liga de Verão.
2014
Foi criado e desenvolvido projeto Basquetebol no Concelho, iniciou-se em Outubro e foi assim formado os núcleos de Loulé, Boliqueime e Almancil.
Regresso do Projeto Basquetebol 3x3 de Rua no Calçadão.
2015
Participação nas atividades desportivas de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”
Pela primeira vez na história do clube, uma equipa dos escalões de formação, sub 16 femininos sagra-se Campeã Nacional da Taça.